Parque_Pedra Fundamental Centro de Biofármacos (2)

No dia 19 de março, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, foi lançada a pedra fundamental e assinado o protocolo de intenções para a criação do Centro Nacional de Biofármacos e Biomoléculas – Unesp. O protocolo é uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e foi assinado no auditório do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap/Unesp). O diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, participou da cerimônia, que contou ainda com a presença do reitor da Unesp, Pasqual Barretti.

 

De acordo com o ministro Marcos Pontes, que visitou o câmpus pela segunda vez em menos de um ano, o documento assinado com a Unesp firma um compromisso que terá resultados em breve. “Vim aqui no final do ano passado. A gente olhou e viu que aqui era o lugar para fazer isso. A gente está assinando o memorando e agora tem que dar continuidade nisso, é a operacionalização do centro que está sendo construído”, afirmou o ministro.

 

Coordenador do projeto da fábrica de produção de amostras de biofármacos para pesquisas clínicas, coração do futuro centro de biofármacos e biomoléculas, o pesquisador da Unesp e diretor científico do Parque Tecnológico Botucatu, professor Rui Seabra Ferreira Junior, disse sentir orgulho, como integrante do setor público, de participar desta cooperação. Ele afirmou que a equipe envolvida no projeto trabalhará nos próximos meses no desenho da operação do centro, o que abrange questões de governança e alinhamento de um modelo de negócios e gestão, entre outros pontos.

 

“Garanto aqui que vou trabalhar de forma incansável para que, em alguns meses, este relacionamento se finde em um casamento”, disse o professor Rui Seabra, que tem a expectativa de assinar o termo de criação do centro nacional ainda em 2022.

 

O diretor executivo do Parque Tecnológico também comemorou o momento. “Estou feliz em participar de um momento histórico como esse. É mais um grande passo que Botucatu dá rumo ao desenvolvimento, bem como para o ecossistema de inovação”, afirmou Daniel Lopes.

 

A fábrica de produção de amostras de biofármacos para pesquisas clínicas foi idealizada pelos pesquisadores Rui Seabra e Benedito Barraviera, ambos do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp. A construção da planta está sendo financiada, em quase sua totalidade, com recursos federais, apoiada em acordo com o Ministério da Saúde. No ano passado, por meio de licitação realizada pela Unesp, foi escolhida a empresa responsável pela obra, iniciada em 7 de fevereiro, com previsão de término até o final de 2023.

 

Na cerimônia de assinatura do protocolo de intenções, o reitor Pasqual Barretti destacou o esforço da Unesp em conectar a produção científica da Universidade a políticas públicas voltadas para resultados palpáveis aos olhos da sociedade. A fábrica de biofármacos em Botucatu é a única do gênero na América do Sul e vai atuar no escalonamento de pesquisas com medicamentos biológicos, viabilizando que estudos realizados nas bancadas de laboratórios cheguem à população. Na visão do reitor, esta é uma resposta a quem critica o setor público e a falta de conexão da pesquisa científica com a sociedade.

 

“Para a nossa gestão, é um marco da conexão com as políticas públicas. Havia necessidade na Unesp de conexão com as políticas públicas e este é um fato concreto que mostra que este propósito, que temos desde a nossa campanha para reitor, de conectar a universidade com as políticas públicas e levar o conhecimento para perto do bem-estar da sociedade, começa a se concretizar”, afirmou o reitor da Unesp.

 

O projeto da fábrica foi apresentado no ano passado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que o considerou estratégico para o país, de acordo com o secretário de Pesquisa e Formação Científica do MCTI, Marcelo Morales, também presente no encontro em Botucatu. A ideia é que o centro a ser construído na Fazenda Experimental de Lageado, no câmpus de Botucatu, faça parte de uma rede de centros nacionais de excelência em pesquisas.

 

com informações do Portal Unesp

 

Confira:

Cobertura TV Unesp