64919801_2904729203085060_3980733164908707840_o

O Cluster TI do Parque Tecnológico Botucatu e a Asserti (Associação das Empresas de Serviço de Tecnologia da Informação) promoveram, nesta segunda-feira, 24, a palestra "Liderança de Resultado". A apresentação foi conduzida por Henri Cardim, mentor e especialista em liderança.

 

O encontro abordou temas como: Melhoria na gestão de equipes; Transferência de conhecimento; Motivação de profissionais; Desenvolvimento da automotivação; Alinhamento do líder com a missão, valores e objetivos da organização.

 

Todos nós somos líderes. Em casa, nos grupos….ser líder é tomar decisões e criar outros líderes. Quando você entra em uma empresa e as coisas estão organizadas, com a equipe entregando resultados, constata-se que ali existe uma liderança”, cravou o palestrante.

 

Para explicar melhor o conceito de liderança, Henri fez um contraponto entre medo e respeito. Ele criou uma analogia por meio da relação entre pai e filho. “Quando um pai sai de casa e o filho tem medo, ele apronta. Já quando existe o respeito, o filho pensa: poxa, não vou fazer isso, pois meu pai morreria de vergonha. E numa empresa isso ocorre de maneira muito parecida, na relação entre patrões e funcionários”, exemplificou.

 

O especialista ainda citou o pilar que forma um bom líder: empatia, conhecimento e cargo. Além disso, mencionou os tipos de liderança, classificando-as em: autoritária, democrática e liberal. “Se, em uma empresa, a equipe é menos madura, o líder precisa ser mais autoritário. Quando os colaboradores são mais responsáveis, é possível que a chefia seja mais democrática ou liberal”, avaliou.


parque tecnológicobotucatuasserticlusterliderança de resultadogestãoempreendedorismo