MENTORIA MÓDULO NEGÓCIOS DESADIO EMPREENDA - FOTO IGOR MEDEIROS  (12)

A final do Desafio Empreenda Botucatu está marcada para o próximo dia 29 deste mês, e faz parte da programação da 2ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico. Na oportunidade, os participantes [alunos de instituições de ensino superior de Botucatu] terão a missão de fazer um “pitch”.

 

Ou seja, uma apresentação de no máximo 3 minutos sobre seu projeto de empresa (Módulo Negócios - conduzido pelo Sebrae-SP) ou mesmo seu perfil profissional (Módulo Carreira - conduzido pelo Núcleo Coaching de Carreira). Tais projetos foram desenvolvidos e aperfeiçoados ao longo das atividades do programa, que neste ano está na sua terceira edição.

 

Para se ter ideia, cerca de 600 alunos participaram da fase de sensibilização, iniciada em agosto. Realizaram oficinas de finanças, marketing, mapeamento de mercado, entre outras atividades. E nos últimos dias, os participantes passaram por mentorias práticas com a proposta de lapidar ainda mais suas apresentações.

 

Nestes cerca de três meses, estudantes da Unesp, Fatec, UNIBr, Galileu e ITE passaram por oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional. Tudo para que pudessem mapear suas próprias competências, planejar e tirar do papel um bom projeto inovador para o mercado e à sociedade.

 

“Os projetos estão com visão de mercado cada vez melhores. Tanto é que têm projetos de anos anteriores do Desafio Empreenda que já estão recebendo acompanhamento na Incubadora do Parque, com ideias de negócio mais avançadas”, comenta Jussara Viersa, analista do Escritório Regional do Sebrae Botucatu.

 

Um novo olhar para o mercado

E foi justamente para aprimorar uma ideia de negócio que motivou Noel Marino da Costa Júnior, de 52 anos, a voltar a estudar. Hoje, o aluno de Engenharia Elétrica da UniBR, que já trabalhou com montagem industrial das máquinas de carga e descarga de navios em Santos, agora tem trabalhado para tirar do papel um aparelho eletromecânico com objetivo de reduzir gastos em hidroelétricas.

 

“Uma hidroelétrica pequena, por exemplo, com cinco geradores, utiliza 3 mil litros d’água por segundo. A gente acrescentando o equipamento, reduziria essa quantidade para entorno de 10%, ou sejam, 300 mil litros de água por segundo a menos. Durante o ano isso faz a diferença nos meses de seca”, garante.

 

Joyce Reissler, que é gestora empresarial, bióloga e pós-graduada em Agronomia, conta que as escolhas de sua vida sempre estiveram no “piloto automático”, o que gerou algumas frustrações profissionais. Ao participar do módulo Carreira do Desafio Empreenda, tem sido capaz de reavaliar seu perfil dentro do mercado

 

“Tem sido uma oportunidade de auto-observação que, através de técnicas, possibilitou o reconhecimento de minhas habilidades a serem exploradas e habilidades a serem desenvolvidas, descobrindo meu diferencial e utilizar esse potencial como instrumento para atingir de forma otimizada meus objetivos reais”, conta.

 

Mais informações

A grande final do Desafio Empreenda Botucatu acontece na quinta-feira (29 de novembro), a partir das 19 horas, no Parque Tecnológico Botucatu. Além das apresentações e premiação aos projetos vencedores, haverá no mesmo dia uma palestra sobre o tema “Empreendedorismo como opção de carreira”, com Nelson Fragoso.

 

As inscrições para a 2ª Rodada de Empreendedorismo e Inovação são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Parque Tecnológico [www.parquebtu.org.br]. Nesta mesma página ainda é possível conferir toda a programação detalhada do evento, que acontece de 26 a 29 de novembro.







 


empreendedorismoinovaçãotecnologiaparquetecnológicobotucatunegócioscarreiraeducaçãoensinoprofissãotrabalhoempresadesenvolvimento