PROGRAMA INCUBADORA SP SEBRAE - FOTO IGOR MEDEIROS (11)

A equipe do Escritório Regional do Sebrae-SP apresentou nesta semana, no Parque Tecnológico Botucatu, o Programa de Apoio a Incubadoras (INCUBADORA SP). A iniciativa propõe contribuir com o desenvolvimento de empresas incubadas, por meio de consultorias personalizadas, mentorias, monitoramento de desempenho e conexão com o mercado.

 

Essa nova metodologia do Sebrae, até o ano passado, estava implementada em pelo menos 167 empresas incubadas, em 11 incubadoras no Estado de São Paulo. Neste início, em Botucatu, participarão oito empresas residentes na Incubadora Botucatu e Prospecta, além de mais cinco projetos em fase de pré-incubação no Município. Todos, atualmente, sob a gestão do Parque Tecnológico.

 

“É um programa diferenciado, no qual a empresa tem que ter um propósito a ser atingido durante o ano. Utilizando nossos consultores, somado com os conhecimentos da Unesp e de toda a parte de inovação e tecnologia do NEI [Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Parque Tecnológico] vamos atender as empresas que estão incubadas. O empresário conversa com o mentor, mostrando sua angustia e necessidade. E nós vamos identificar a solução. Como se fosse um médico”, compara Gilson Carbinatto, gerente do escritório regional Botucatu.

 

Desafio é comportamental

Por outro lado, os empresários deverão estar comprometimento com a ação. Afinal, de março a dezembro deste ano, serão dez mentorias individuais e mais cinco mentorias coletivas com especialistas em cada área (administração, finanças, marketing, gestão de pessoas, produção, entre outros). Além disso, os participantes poderão receber subsídios de 50% na participação em eventos [nacionais ou internacionais], realização de cursos ou aquisição de ferramentas de gestão.

 

“O Sebrae subsidia 90% de ações de mercado. Um curso de finanças, por exemplo, promovido por uma empresa qualificada, fica em torno de R$ 2.500. Este mesmo curso, traduzido na linguagem da Micro e Pequena Empresa fica R$ 250. E ainda vamos dar 50% para ele. Tudo que ele utilizar do Sebrae, terá 50% de desconto”, enfatiza o gerente do Sebrae.

 

Na avaliação de Carbinatto, o ambiente de incubação é extremamente interessante ao empreendedor que está começando. Desde que ele esteja disposto, em primeiro plano, a consumir todo conhecimento agregado através deste programa. “Se pegarmos o histórico, tem empresa que está em uma incubadora por causa do subsídio do aluguel. Se pensar assim, em dois anos fecha. Mas se a empresa também pensa em aproveitar e se aproximar das entidades de pesquisa, inovação, consumir todo esse know how, daí é o inverso: 80% se mantém no mercado. O grande desafio é comportamental”, complementa.

 

Sobre as incubadoras de Botucatu

Incubadoras são ambientes que abrigam empresas nascentes para proporcionarem elementos básicos à viabilização, operacionalização e desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional. Neste sentido, empreendedores interessados no Programa de Incubação Botucatu - INCUBE, podem entrar em contato com o Parque Tecnológico para apresentarem seus projetos.

 

Podem participar do INCUBE pessoas físicas ou jurídicas, cujas propostas tenham como objetivo o desenvolvimento ou geração de produtos, processos, serviços, inovadores nas seguintes áreas: Automotiva; Aeroespacial; Biotecnologia; Eletroeletrônica; Energias Alternativas; Engenharia Biomédica; Fármacos e Produtos Naturais; Metal-Mecânica; Novos Materiais; Serviços Inovadores; Sistemas de Produção; Tecnologias da Informação e Comunicação; Alimentos; Economia Criativa; e Negócios de Impacto Social.

 

No momento estão disponíveis três espaços [de 80m² cada] na Incubadora Botucatu, localizada na Vila São Benedito [Rua Joaquim Lyra Brandão, 1120]. Além da estrutura física a Incubadora oferece às empresas incubadas consultorias, assessorias, palestras, workshops, entre outros. Já a Incubadora Prospecta, localizada na FCA/UNESP, campus Fazenda Lageado, atualmente encontra-se em fase de reestruturação e em breve estará recebendo nossos empreendimentos.

 

Mais informações

Parque Tecnológico Botucatu

Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m

Tel.: (14) 3813-4659

E-mail: [email protected]

Site: www.parquebtu.org.br