PIPE_Verum

A Verum Brasil, empresa situada no Parque Tecnológico Botucatu, foi selecionada no 4º Ciclo de 2018 do programa PIPE (Programa de Inovação em Pequenas Empesas) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O anúncio foi feito em cerimônia na sede da FAPESP, em São Paulo, no último dia 21 de maio. O projeto é uma parceria da Verum com o Prof. Dr. Luiz Claudio Di Stasi, pesquisador do FitoFarmaTec – Laboratório de Fitomedicina, Farmacologia e Biotecnologia da Unesp-Botucatu.

 

A Verum receberá financiamento para suas atividades de P&D na área de alimentos funcionais com atividade prebiótica. Os sócios fundadores Dr. Ricardo Dias e Dra. Luciana Gomides estiveram presentes na cerimônia e puderam apresentar o projeto contemplado com o recurso do PIPE. “É uma honra e estamos muito felizes por receber este financiamento, que significa o reconhecimento pela FAPESP do perfil inovador do nosso projeto e de seu potencial comercial. Os recursos serão empregados para levarmos produtos de maior valor agregado ao mercado”, comentou Dr. Ricardo Dias. 

 

O programa de P&D da Verum concentra-se na investigação de compostos prebióticos a partir de subprodutos de grandes cadeias produtivas agrícolas brasileiras. Os prebióticos são compostos que atuam na modulação da microbiota intestinal. Esta é a categoria que mais cresce no mercado de ingredientes funcionais. As atividades do projeto incluem a caracterização química, a avaliação do perfil nutricional e o monitoramento da presença de contaminantes como agrotóxicos e metais pesados nos ingredientes selecionados. A atividade prebiótica dos ingredientes é avaliada em ensaios de fermentação na presença da microbiota intestinal. 

 

Sobre a Verum Brasil

A Verum Brasil foi fundada em 2016 com o compromisso de fornecer, para o mercado exterior, ingredientes botânicos alimentícios brasileiros, diferenciados, provenientes de cadeias de abastecimento confiáveis e de comércio justo. Além disso realiza o desenvolvimento de produtos funcionais que promovam a saúde, cientificamente validados, em colaboração com pesquisadores acadêmicos.

 

Suas operações comerciais são centralizadas no escritório em San Diego – Califórnia (Estados Unidos), uma região que possui uma das maiores concentrações de pesquisadores e empresas de alimentos no mundo. As suas operações de Pesquisa e Desenvolvimento em ingredientes botânicos funcionais destinados à alimentação humana são realizadas na unidade instalada no Parque Tecnológico de Botucatu (SP).
 


Alimentos FuncionaisProbióticosNutrição FitomedicinaFarmacologiaBiotecnologiaAlimentaçãoNegóciosP&DParque TecnológicoBotucatuFapespMicrobiotaAgriculturaIngredientes Botânicos