Arte - Botucatu Biotech Cluster

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (5) a classificação de níveis de maturidade dos arranjos produtivos locais reconhecidos pelo programa de fomento aos APLs paulista, e o Botucatu Biotech Cluster, do Parque Tecnológico está entre eles.

 

Esta classificação indica o quão desenvolvido se encontra o Arranjo em termos, e que esta classificação será utilizada pelo programa para enquadrar os APLs em ações específicas para seu nível de maturidade, como forma de direcionar políticas com vistas a mitigar as principais dificuldades inerentes a cada nível de maturidade, possibilitando o desenvolvimento dos Arranjos.

 

O Botucatu Biotech Cluster encontra-se na décima primeira posição da lista dos níveis de maturidade, que contempla 60 APLs. Para medir este nível, o Programa de Fomento considera 4 etapas diferentes: 1) Aglomerado, 2) APL em Desenvolvimento, 3) APL Consolidado e 4) APL Maduro.

 

Nosso cluster de biotecnologia foi classificado como APL em desenvolvimento, que, de acordo com o decreto, é o primeiro estágio de um Arranjo; onde, a governança já está organizada e possui um planejamento estratégico, além de colaboração e/ou parceria entre as empresas que compõem o APL e a comercialização do bem ou produto produzido pelo APL ainda se dá em níveis mais locais.

 

Este cluster do Parque Tecnológico Botucatu é constituído por empresas e instituições que têm representatividade destacada no ecossistema de inovação local.


aplsbiotechmaturidadearranjo produtivo localparque tecnológico